Review: Yokohama Kaidashi Kikou

Alpha tocando ao pôr do sol

Yokohama Kaidashi Kikou (algo como “Memórias de compras em Yokohama” numa tradução tosca), de Hitoshi Ashinano, é um mangá único. Ele consiste em 14 volumes publicados ao decorrer de 12 anos (!). É difícil explicar sobre o que ele é, mas vou tentar…

O mangá conta episódios da vida de Alpha, uma robô que possui um pequeno café junto a sua casa. O mais curioso, porém, é onde a história se passa: num mundo “pós-apocalíptico“. Geralmente quando se pensa em algo do tipo, logo vem à mente cenários futuristas decadentes, mas esse não é o caso. O mangá nunca revela exatamente o que houve com a Terra, mas algumas (poucas) pistas são dadas aqui e ali. O nível dos oceanos subiu e continua a subir, o clima ficou mais quente, o monte Fuji entrou em erupção e ficou sem um pedaço do seu topo. Os humanos não vivem mais na correria atual, passando a viver vidas simples em cenários bem mais rurais. Cidades grandes, como Yokohama (onde Alpha vai comprar grãos de café, e de onde saiu o título do mangá), mudaram radicalmente e as partes que não foram inundadas sobrevivem ao meio de muito mais vegetação. Para citar Alpha:

A grande cidade de Yokohama de ontem parece um sonho. Agora ela é uma cidade de pessoas, onde o tempo passa camalmente. O mundo mudou muito nestes anos. Essa calma e quieta tranquilidade é o crepúsculo de um era. Provavelmente irei assistir a sua passagem. Eu tenho todo o tempo do mundo.

Alpha relfetindo em Yokohama

Vale ressaltar que o clima não é portanto, de decadência e destruição, mas de paz e tranquilidade perante um fim talvez certo.

Os capítulos contam histórias diversas, mas não são nenhuma trama complexa ou algo do gênero. São apenas “fatias” da vida de Alpha (no bom estilo histórias “slice-of-life“) cuidando do seu café, conversando com as pessoas que moram próximas, passeando para tirar fotos com uma máquina especial que ganha do seu “dono” (que nunca aparece na história), assistindo um espetáculo de fogos de artifício…

O grande destaque, claro, é a ambientação criada por Ashinano. Os desenhos das paisagens são belíssimos, de encher os olhos, e inesquecíveis.


Existem ainda elementos de ficção científica. Um gigantesco avião que voa indefinidamente a uma enorme altitude e ninguém sabe do que se trata; uma estranha planta que emite luz como se fosse um poste, os mistérios de porque o mundo está do jeito que está… mas não espere por explicações, fica tudo por conta da imaginação do leitor.

YKK também faz um parar um pouco para pensar em por que as coisas são do jeito que são, se realmente precisamos de todas as nossas “modernidades”, se as nossas vidas não podiam ser muito mais simples. Neste aspecto ele lembra Arjuna (eu falo tanto dele que vou acabar refazendo o review do blog antigo), apesar de serem totalmente diferentes.

Um dica meio boba, mas: se for ler YKK, recomendo que o faça escutando alguma música calma de sua preferência. Eu recomendo Lúnasa, um banda de música irlandesa tradicional. A música ajuda muito na imersão no mundo de YKK e torna sua leitura ainda mais inesquecível.

Capa do volume 1. Alpha numa colina próxima ao mar.

É, acho que dá para perceber o quanto eu gosto desse mangá. Posso dizer que é meu mangá favorito. Vale lembrar, embora agora seja óbvio, que YKK não tem ação alguma, e como disse o Ron (que foi quem me recomendou o mangá), faz Mushishi parecer Akira. Por isso, nem todo mundo irá gostar.

Foram feitos dois OVA’s com dois episódios cada. Eles são bons, animação (a trilha sonora é composta de chorinho japonês), porém o mangá naturalmente continua sendo melhor. Mas vale a pena dar uma olhada.

Alguns grupos brasileiros traduziram um pedaço da série, mas não consegui acessar seus sites, teria que dar uma fuçada. Em inglês ele foi inteiramente traduzido mas o site que hospedava não está mais no ar. Você pode apelar para torrents ou para links diretos disponibilizados pelo Ron.

2 comentários sobre “Review: Yokohama Kaidashi Kikou

  1. YOKOHAMA KAIDASHI KIKOU legendado português

    http://www.an-house.net/index.php?page=paginas/media/yokohama_kaidashi_ovas

    YOKOHAMA KAIDASHI KIKOU ~QUIET COUNTRY CAFE~ legendado português

    http://www.an-house.net/index.php?page=paginas/media/yokohama_kaidashi_quiet_ovas

    Sempre que dá trago os links de reviews pra vcs baixarem, não que seja eu que traduza ou ospedem mas é sempre bos ter algum lugar de onde baixar né!
    Bejus Nya!

Deixe uma resposta