Categorias
Não categorizado

Para toda coisa estranha existe uma explicação lógica e plausível

Então volta e meia meu PC dá a Tela Azul da Morte. Só ontem foram duas. Meu primeiro medo foi que o HD estivesse indo pro saco e resolvi passar o ScanDisk mas pensando bem… se o erro fosse na memória, tentar achar erro no HD primeiro seria inútil.

Botei o Memtest pra rodar, fui almoçar, e quando voltei… Três erros num mísero bit lá pelos 440.6 MB da memória (de 512). Shit.

Claro que a garantia do meu PC acabou há um mês atrás. Já senti uma dor no bolso de ter que comprar outro pente, mas fui no MercadoLivre e vi que o preço caiu violentamente… tá uns R$ 130 cada pente de 512, acho que paguei uns 200 no ano passado. Por isso provavelmente vou comprar dois de uma vez, e ficar com 1GB, viva.

Agora… vamos analisar os fatos.

O Memtest indicou que na posição afetada ele escrevia FFFFFFFF e lia FFFBFFFF de volta. Considerando só o byte 2 (cada byte são duas letras em hexa, e se conta da direita pra esquerda, o primeiro sendo 0) ele escrevia FF e lia FB. Em binário, temos:

FF = 11111111
FB = 11111011

Ou seja, o bit 2 está corrompido.

Lembrando o outro post, deu erro num arquivo porque um arquivo tinha SINUSERAPI no lugar de WINUSERAPI. O código ASCII do ‘W’ é 87, e do ‘S’ é 83. Em binário, temos:

W = 87 = 1010111
S = 83 = 1010011

O erro foi exatamente no bit 2. QED ■

(Dá medo usar um PC sabendo que uma coisa aleatória pode ser corrompida a qualquer momento).

EDIT: Boohoo, no Linux tem o BadRAM em que dá pra isolar a parte defeituosa, mas no Windows não tem nada… Que dó jogar fora 512MB por causa de um único bit =/

Uma resposta em “Para toda coisa estranha existe uma explicação lógica e plausível”

Deixe um comentário