Categorias
Anime e Mangá

NieA_7

Faz tempo que vi NieA_7 (“NieA Under Seven”) e fiquei me enrolando para escrever sobre ele. O motivo para eu tê-lo assistido é por ter sido baseado no artwork do Yoshitoshi ABe, de Lain e Haibane Renmei. O staff é parecido com o de Lain, porém eles resolveram fazer algo mais light depois da viagem que é Lain. Mas eu sabia que não ia ser uma história bobinha qualquer.

Mayuko usando guarda-chuva dentro de casa

A série conta a história da Mayuko, uma estudante tímida que está fazendo cursinho para prestar vestibular e vive de inquilina numa casa de banhos junta com NieA, uma alien. Sim, você tem que engolir o fato de que aliens vieram para a Terra décadas atrás numa grande nave mãe e hoje vivem com os humanos – pouco é explicado durante o anime sobre isso, sendo nesse aspecto parecido com Haibane Renmei. Os aliens são parecidos com os humanos, se diferenciando apenas por terem uma antena na cabeça (menos NieA, que é discriminada por não tê-la), orelhas pontudas e sobrancelhas estranhas.

NieA comendo peixe

A história segue com as confusões da NieA que vive folgada sendo sustentada pela Mayuko e construindo UFO’s a partir de ferro-velho; Chiaki, colega de Mayuko que é tarada por ufologia; Yoshioka, o piromaníaco que cuida do aquecimento da casa de banho; Chada, um alien indiano (?) dono de uma konbini que ainda está aprendendo os costumes japoneses; Chie, uma menina novinha que trabalha em um restaurante com o pai lesado mais esforçado, de quem cuida; Kotomi, a administradora da casa de banhos que luta para tirar as contas do vermelho, e outros.

Se ficasse só nisso já tava bom demais, apesar de ser um anime bem calmo que poucos vão gostar… A animação é muito boa, as músicas também (a maioria em ukeleles), a OP estranha no começo por ser cantada por um cara que aparenta ter tuberculose mas acaba viciando principalmente pela bassline (ui), a ED muito boa também (curiosidade inútil: cantada pela seiyuu da Kano de Karekano).

NieA e Mayu brigando

Mas não fica só nisso. Como Haibane Renmei, NieA_7 é repleto de simbolismos… embora, como sempre, não entendi metade deles. A maioria é sobre as diferenças do Japão antigo e o moderno, que acabou absorvendo os “aliens”, a cultura americana. No único lugar que achei onde falam sobre os significados de NieA_7, discutem principalmente isso. Mas a parte que mais me chamou a atenção e de quem ninguém falou…

…foi a Mayuko e a relação com seu pai. O modo como ela bloqueava seu passado (não lembrando de nada de sua infância) mas ainda presa à ele (o relógio do pai dela); como ela fica perturbada com o sumiço da NieA (como ela ficou com a perda do pai), como ela ficou triste ao ver que oficialmente NieA não existia mais (como seu pai não existia mais). E finalmente quando ela recebe as fotos e lembra de quando ela viveu ali, ela finalmente encara seu passado, e reconhece a importância daquele lugar e das pessoas à sua volta. E então, de noite, enquanto a nave mãe desaparece, ela finalmente lembra do rosto do seu pai… Putz, essa cena é demais.

Mayuko sem jeito

E a Mayuko se tornou uma das minhas personagens favoritas… Ela não tem nada de muito especial, mas o modo como a anime consegue mostrar tudo o que ela está sentindo… e como eu sou meio parecido com ela (só não sou tão esforçado), não tive como não gostar dela.

Enfim… esse anime é muito especial para mim (ue ue), e com certeza é um dos meus favoritos. Eu tinha metade desse post escrito faz séculos, mas um tempo depois dos não-acontecimentos de ontem eu lembrei que a Mayuko tinha feito quase a mesma coisa em um dos episódios, e hoje decidi terminar o pseudo-review.

2 respostas em “NieA_7”

Deixe um comentário