Categorias
Anime e Mangá

A Melancolia de Haruhi Suzumiya

Haruhi é sensacional.

Eu tava sem animes para assistir e fui ver o ranking do ANN, e Haruhi estava em segundo lugar. Estrenhei um pouco, porque sabia que o anime era novo e acabou de acabar e teria que ser muito bom para entrar no ranking (o cálculo é bem justo, não é só a soma das notas de todo mundo) (notem 4 movies do Ghibli no top 10). Decidi ver do que se tratava…

Haruhi Suzumiya

A história é narrada por Kyon, um aluno do ensino médio que era viciado em histórias de aliens, aventuras e coisas do tipo e sonhava em participar em uma delas, mas que finalmente abandonou essas ilusões e decidiu ser um estudante normal. Até que no primeiro dia de aula sua colega Haruhi se apresenta dizendo estar interessada somente em aliens, viajantes do tempo ou paranormais e que não queria saber de outras pessas. Kyon começa a conversar com ela apesar de ela se demonstrar antipática. Até que um belo dia ela resolve fundar um clube na escola para se livrar do tédio: a brigada SOS, cuja missão é encontrar aliens, viajantes do tempo e paranormais e divertir-se com eles. Evidentemente, ela arrasta Kyon para o clube, junto com Mikuru, Yuki e Koizumi, e eles se metem em um monte de roubadas inventadas pela Haruhi. Mas há algo de muito especial nela, e com as pessoas à sua volta…

Haruhi, Kyon, Koizumi

Não sei explicar direito o que faz esse anime ser tão bom. Primeiro são os personagens. Tem a Haruhi, favorita de todos, que é uma peste mas de quem todos acabam gostando. Mas para mim a estrela mesmo é o Kyon, que narra a história. Os comentários mentais sarcásticos dele são muito engraçados… Ainda tem a Yuki, a Mikuru e o Koizumi, não tem como não gostar de pelo menos um deles. Apesar de quase todos serem estereótipos, eles acabam mostrando certa profundidade conforma a história vai se desenvolvendo. Não tem nada de muito filosófico (a não ser o monólogo do Koizumi XD) mas tem várias cenas bem interessantes, como a explicação da Haruhi sobre ela ser do jeito que é, a cena embaixo da árvore, o final do último episódio (cronologicamente), etc.

Kyon

A história em si é muito boa e mistura comédia, ação, romance, ficção científica… Os 14 episódios são exibidos fora de ordem (o episódio 9 é o último, por exemplo), mas essa ordem foi evidentemente bem planejada e o resultado é bem interessante. O anime foi baseado numa série de livros, mas infelizmente não cobre a série toda. Por esse motivo algumas pontas ficam soltas, mas a história é razoavelmente fechada em si mesma. Felizmente já tem gente traduzindo os livros.

Mikuru

Outro detalhe legal são a atenção aos detalhes, como as fotos digitais da Mikuru que o Kyon põe na lixeira, mas que escondido da Haruhi ele restaura e coloca numa pasta. Em outro episódio, entediado no PC, dá para ver ele ativando a exibição de arquivos ocultos e entrando na pasta para babar nas fotos. Também existem um monte de referências, algumas geniais, como os “encantamentos” da Yuki sendo cláusulas de SQL aceleradas e revertidas; outra muito legal é que o site do SOS-Dan realmente existe, incluindo a pasta oculta do Kyon.

A animação é perfeita, vendo um anime assim que dá para perceber como a animação de Tsubasa e xxxHOLiC é fraquinha. O design dos personagens é muito bom, e os cenários são todos bem detalhados.

Yuki

As músicas são viciantes, incluindo uma insert song do episódio 12 que destrói. A ED é lendária, não tanto pela música em si, mas pela animação. Não tem como descrever, veja você mesmo.

Enfim, todo o hype em cima de Haruhi é justificado, com certeza não é só uma febre tipo Naruto. E é um dos poucos animes que eu gostaria que tivesse mais episódios… E agora não faço idéia do que assistir, porque tudo parece tosco perante à grandiosidade que é Haruhi.

Pose no final da ED com Haruhi, Mikuru, Yuki, Kyon e Koizumi

3 respostas em “A Melancolia de Haruhi Suzumiya”

Deixe um comentário