A Bússola de Ouro (The Golden Compass)

Pôster de A Bússola de Ouro com a protagonista, Lyra, e um urso polar cujo nome desconheçoEu não tinha dado muito atenção a A Bússola de Ouro (The Golden Compass), filme que estréia nos cinemas em dezembro. Até que descobri que a série de livros na qual ele é baseado tem temas anti religiosos e o autor, Philip Pullman, é ateu.

Instant win. Preciso ver esse filme. E ler os livros. É praticamente o oposto d’As Crônicas de Nárnia!

É claro que os cristão bitolados já estão revoltados e estão promovendo um boicote. No filme foi tudo atenuado, mas e se crianças gostarem, e comprarem os livros para elas? Ninguém pensa nas criancinhas?!?

Mas o melhor de tudo é a data de estréia no Brasil: 25 de dezembro. Isso tem que ter sido de propósito.

***

A série de livros foi lançada no Brasil, denominada coleção Fronteiras do Universo, composta de três livros: A Bússola de Ouro, A Faca Sutil e A Luneta Âmbar. O triste da história é que estou querendo fazer uma nova compra na Amazon e, com o preço dos três livros aqui, eu posso comprar os três e mais três outros livros pelo mesmo preço.

Viva o Brasil. Por que livro aqui é tão caro? Provavelmente porque vende pouco. Agora não sei se dou uma de incentivador da indústria nacional e compro aqui ou importo da Amazon.

39 comentários sobre “A Bússola de Ouro (The Golden Compass)

  1. Eu li todo o His Dark Materials nas últimas férias de meio de ano da faculdade! :P *conta, conta* 3 anos atrás! D: *sente-se velha*

    Vale a pena a experiência, mas num resumo rápido, o que eu achei: a história demora para lhe conquistar… tem que ter muita força de vontade para atravessar boa parte do primeiro livro. Já no final dele engata, e o segundo é só emoção! xD Você fica alucinado pelo terceiro!!! Daí nele tudo vai sensacional até que… well, D: … eu não sei qual é a destes escritores de livros em série que não sabem terminar as histórias *cofJKRcof*, mas eu confesso que não gostei muito.

    Plots importantes terminaram toscamente, e outras sequer foram explicadas. O Philip Pullman vem há trocentos anos prometendo o The Book of Dust, que em tese esclareceria algumas coisas secundárias perdidas no livro *cofJKRcof*, mas até agora nada. Talvez o movimento de lançamento do filme faça ele acordar…

    Por enquanto, eu estou querendo comprar o Lyra’s Oxford, que é algo como um atlas explicando do local onde começa o livro, e onde mora a personagem principal! Mas só tem lá fora mesmo, então só rola via Amazon (que eu não compro há 7455625 anos) ou eBay. :\

  2. omg XD
    esse filme deve ser bem legal ^^
    achei muito estranho quando li que o autor é ateu…até porque eu achava que fosse exatamente o oposto (tenho uma colega que tava lendo esse livro e ela é totalmente cristã e eu tinha confundido esse cara com o C.S. Lewis :D” *a desinformada* pelo que ela falava desse livro õ_o e ela adora crônicas de nárnia.Ainda não entendi porque ela gosta tanto dessa trilogia o_o” de qualquer jeito,espero ver o filme ^^)

  3. Compra logo pela amazon…ou tenta a abebooks.com, que vende livros usados, as vezes por $1…e em boa qualidade! Eu comprei uns 6 livros lá esse ano, a série “Earth’s Children” Da Auel e o primeiro do Emperor, do Iggulden, que eu encomendei na Saraiva mas não tinha de jeito nenhum…fiquei umas 2 semanas com o 2 3 e 4 parados porque não tinha o primeiro =/

  4. O mais engraçado é que eu ví Crônicas (muito ruim, chato) e não ví absolutamente nada para dizer “Omfg, é o livro perdido da Bíblia! Vai catequisar as crianças! É uma obra de profunda religiosidade cristã!!”

    Ví apenas um leão falante num filme de fantasia meio infantilóide tosco. Ô pessoal que gosta de ‘procurar chifre em cabeça de cavalo’.

    E por isso duvido que um leigo espectador como eu não vai ver nada demais nessa história para poder dizer “Nossa, que filme ATEU!”.

  5. Sim…no livro é MUITO mais explicito as referencias cristãs. Como são 7 livros vc só capta tudo se ler os 7 livros…eu comprei Cronicas de Narnia e achei lindo….no filme eles infantilizaram bastante. Mas pra mim o livro é bem mais adulto.

    E eu quero um urso igual o do pôster. E quem ver filme…vai saber q é baseado em um livro….e como a curiosidade é grande vai ler o livro….e daew vai captar as criticas do Phillipe contra os dogmas da igreja.

    Oq acho idiota é os *como o Jinn mesmo os classificou* bitolados cristãos querendo boicotar o filme. Muito “nós podemos fazer filmes cristãos mas vcs não pdoem fazer filmes que ferem o respeito sagrado que a sociedade deu pra gente”. Faça-me o favor né….quem é sagrado é Deus….não as religiões e/ou as pessoas religiosas….*rool eyes*

  6. HAUHAUAHAUAHUA XDDDD *rindo da parada do urso*
    tpw…concordo com você Agatha o/ odeio pessoas que ahcam que só porque nasceram no Ocidente e talz,é cristão e blá,blá acha que as outras religiões são ridículas e a pessoa vai queimar nas chamas do inferno por causa dela >XD e ainda tem aqueles que acham que só os cristãos têm que ser bem-sucedidos na vida @_@” e depois dão a casa/carro/salário de graça pra alguma igreja e não sabe porque tá pobre =( pow,e a pessoa que nasceu do outro lado do mundo e nunca ouviu falar de Deus?Ela vai queimar no inferno do mesmo jeito?=O

    quanto ao livro,um dia tive curiosidade de ler…mas não sei se vou ler =D” se eu gostar do filme,talvez ^^ nas Crônicas de Nárnia,quando eu vi o filme não sabia que tinha a ver com religião!E só fiquei sabendo quando minha irmã me falou õ_o

  7. HEUAHUEAH!! Entao Ana….eu sou evangelica XD mas como vc pode perceber….nao sou fanatica :D

    Infelizmente a religião *na minha opinião* sofreu um corrupção horrivel. Do mesmo jeito que muita gente usa a politica pra ganhar dinheiro….mtos religiosos usam o nome de Deus para matar e ganhar dinheiro.

    Eu adoro filmes/livros com fantasia e coisas viajdas assim. Quando falaram dessa filme da Bussola Dourada….eu fiquei com mta vontade de ler os livros…mas nem sabia que tinha criticas religiosas *claro que isso nao me impede de ler o livro….e como disse antes….vou abusar do Jinn e pegar os livros emrpestados XD*

    Mas é isso ae….blog do jinn tb é cultura :D

  8. eu também sou envangelica ^^ mas isso também não me impede de fazer coisas do tipo ouvir músicas “do mundo”,ver animes,ler mangás,ver filmes diferentes,me interessar pela maneira que outras religiões enxergam a vida e criticar esse tipo de coisa XD
    acho palhaçada no que transformaram a religião de hoje ¬¬

  9. Nao vai dar rolo pq eu nao entendi a abrevição ali do evamg. XD

    E como o Jinn disse…nem todos os evangelicos são assim…se eu fosse fanatica certeza q a gente nao ia estar namorando XD

    1º pq ele acharia eu uma mala sem alça
    2º pq eu ia dizer q ele ia queimar no fogo do inferno..ho ho ho

    E…pq sera q Deus me castigou?? eu fiz algo errado pra ter alergia a ASS >_>??

    E ate q no desenho da biblia do spaghetti ele ta bunitinhu XD

  10. !!!!!!!!!!!!!!!!
    eu tbm sou evangelico…
    pr incrivl q pareca… hauhauahua…
    e novmente concordo cm a agatha nao tm nada v esse lanc de generalizar uma classe… eu sou evangelico mas nao sou fanatico… curto tudo q eh tipo de film… ateh death note eu curti!!! nao tm nada v…
    soh pa consta…
    boiei tbm…

Deixe uma resposta